Nas últimas horas, cerca de 25 mm de chuva foram registrados em Paranaguá. O alto volume foi responsável por interromper os atendimentos no Hemepar da cidade, já que diversas goteiras surgiram na unidade, forçando o cancelamento da agenda do dia.
Para a assistente social Nádia Tadra, o cenário foi trágico, pois campanhas são realizadas ao longo do ano para incentivar que os doadores compareçam periodicamente.
“Para mim, foi uma tragédia. Preparamos tudo com muito carinho para esperar os doadores que estavam agendados há semanas. O agendamento estava lotado, era para ser um dia festivo. A estrutura não aguentou e alagou.”
Quando os funcionários chegaram à unidade de coleta e perceberam os estragos causados pela chuva, iniciaram esforços para minimizar as perdas, como arrastar móveis e cobrir itens eletrônicos. A chuva atingiu áreas importantes da unidade, como a sala de espera, onde ficam os computadores, a sala de lanche, onde os doadores se alimentam após o processo de doação de sangue, e também a sala de coleta.
“Molhou muito, de um jeito que é arriscado andar, escorregar e molhar os equipamentos. Tiramos os equipamentos por onde entra o sistema do cadastro. Então, não tem condições de atender. Já tinham doadores aguardando, mas eles entenderam.”
Um grupo de aproximadamente 20 pessoas era esperado para este sábado. Os atendimentos devem ser remarcados para outra data.
“Não podemos baixar esse estoque. Atender no sábado era uma estratégia que estávamos utilizando para manter o estoque em dia”, finalizou Tadra.
A produção da TVCI questionou a Secretaria de Saúde do Paraná sobre a manutenção preventiva na unidade e aguarda um posicionamento oficial do órgão.