A Igreja Católica inicia nesta Quarta-feira de Cinzas (5) o período da Quaresma. Em Paranaguá, o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio e a Catedral Diocesana de Nossa Senhora do Rosário divulgaram a programação de missas com imposição das cinzas.
A Quaresma é um período litúrgico cristão que antecede a Páscoa, durando aproximadamente 40 dias. É um tempo de reflexão, oração e penitência, durante o qual os fiéis se preparam para celebrar a ressurreição de Jesus Cristo.
Nesse período, os cristãos são convidados a se arrependerem de seus pecados, a se reconciliarem com Deus e com os outros, e a se prepararem para a renovação espiritual que a Páscoa representa.
A Quaresma é marcada por várias tradições e práticas, como o jejum, a abstinência de carne e a participação em rituais religiosos. É um tempo de introspecção e de busca espiritual, que visa fortalecer a fé e a espiritualidade dos fiéis.
Para iniciar o período quaresmal, o Santuário do Rocio realizará duas celebrações com imposição das cinzas, às 10h e às 19h.

Divulgação: Santuário do Rocio
Já na Catedral Diocesana de Nossa Senhora do Rosário, haverá três horários de missas: 07h, 15h e 19h.

Divulgação: Catedral Diocesana de Paranaguá
De acordo com o cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), com a Quarta-Feira de Cinzas, começa oficialmente o tempo da Quaresma e o Ciclo Pascal. Quaresma, uma vez mais. Tempo forte na caminhada do ano eclesiástico.
“As cinzas são preparadas pela queima de palmas usadas na procissão de Ramos do ano anterior. Lembram, portanto, o Cristo vitorioso sobre a morte. A palma é símbolo de vitória e de triunfo. Assim, se os cristãos aceitam reconhecer sua condição de criaturas mortais, e transformar-se em pó, ou seja, passar pela experiência da morte, a exemplo de Cristo, pela renúncia de si mesmos, participarão também da vida que ressurge das cinzas”, explicou o cardeal à CNBB.
Campanha da Fraternidade
Celebrada nacionalmente desde 1964, a Campanha da Fraternidade é um modo de a Igreja Católica no Brasil celebrar o Tempo da Quaresma – os 40 dias em preparação para a Páscoa com atitudes de oração, jejum e caridade. O ponto alto da Campanha é a Coleta da Solidariedade, realizada em todas as comunidades do Brasil no Domingo de Ramos. Neste ano, nos dias 12 e 13 de abril. Os recursos são destinados a projetos sociais em todo o país.
Neste ano, a Campanha da Fraternidade vai abordar o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema bíblico, extraído de Gênesis 1, 31: “Deus viu que tudo era muito bom”.