O litoral do Paraná vive um dia histórico neste 1º de maio, com a inauguração da Ponte de Guaratuba. A estrutura, que passa a conectar os municípios de Matinhos e Guaratuba, será inaugurada às 16h. No entanto, o trânsito no acesso a Guaratuba sofre alterações desde a manhã desta sexta-feira (1º).
O acesso para a praia de Caieiras ocorrerá pela PR-412, em frente ao Quartel do Corpo de Bombeiros. Durante o evento oficial, não haverá estacionamento no acesso à praia de Caieiras. A orientação do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual é que a população priorize o deslocamento a pé.
Já para quem precisa utilizar o ferry boat, o acesso à embarcação será feito pela PR-807, pelo centro da cidade.
Cerimônia de inauguração
Às 16h terá início a cerimônia de inauguração da ponte. O evento será na cabeceira do lado de Guaratuba e vai reunir autoridades e convidados. Após a cerimônia, haverá um segundo momento, próximo a parte estaiada da ponte, quando será feito o hasteamento da bandeira do Paraná.
Por volta das 19h, a população poderá acompanhar um show de fogos, drones e luzes. Os locais mais indicados para assistir ao espetáculo são Caieiras e a Prainha. Nesses locais, haverá telões e arquibancadas para o público.
Acesso à ponte
Pedestres e ciclistas terão acesso à Ponte de Guaratuba a partir das 3h da madrugada deste sábado (2). O trânsito para veículos será parcialmente liberado às 11h30 deste sábado, após a desmobilização do primeiro dia da prova da Maratona Internacional do Paraná. Os carros poderão utilizar a estrutura até as 5h de domingo (3), quando a ponte fecha novamente para a realização do segundo dia da Maratona, que contará com provas de 10 e 42 quilômetros.
A liberação definitiva acontecerá no domingo (3), às 10h. O trânsito será organizado pelo Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) e também por agentes de trânsito do DER/PR.
A travessia de ferry boat segue operando normalmente até que a ponte seja totalmente liberada.


Foto: Arnaldo
Neto/AEN 






