Segundo a AEN (Agência Estadual de Notícias), o lado Oeste do Porto de Paranaguá se amplia com obras e investimentos públicos e privados. O silinho como é chamada a região, estrutura obsoleta, está totalmente arruinado. Um novo terminal de celulose e a nova estrutura de carregamento de granéis por esteiras transportadoras, estão quase concluídos no local. Essa ponta da faixa portuária se desenvolve para atender a demanda do mercado e gerar emprego e mais renda para a região.
Sandro Ávila, diretor de Planejamento Operacional, Logística e Suprimentos da Klabin, explica que a empresa é quem está aprontando o terminal de celulose a Oeste da Faixa portuária, um investimento de mais de R $120 milhões. Ele destaca a harmonia com que a transformação vem acontecendo, com três obras ocorrem ao mesmo tempo.
A nova estrutura de transporte dos granéis da PASA ( Paraná Operações Portuárias), por exemplo, passa por dentro do terminal da Klabin. “É um trabalho em harmonia muito grande com a comunidade portuária, principalmente com a Portos do Paraná. A administração sempre nos deu muito apoio na harmonização de todos os entes de coalizão, que exploram o porto”, afirma.
Ávila ainda afirma que a rede de apoio se desenvolveu, também, entre as equipes de engenharias das obras, com inclusão das outras empresas. “Um fato importante é a compatibilização das obras como a nossa empresa parceira, a PASA, que também está desenvolvendo uma ampliação, e comunga do mesmo espaço”, conta.
Ávila lembra, ainda, que o apoio da autoridade portuária com a agilidade na demolição do silinho, também foi fundamental. “Era uma obra da qual dependia para fazermos esse terminal. Foi um processo também que andou muito rápido, com uma capacidade e eficiência muito grande de demolição”, completa.