A família do pequeno Lorenzo, de apenas 7 anos, tem feito apelos nas redes sociais, devido ao seu estado de saúde. Lorenzo Arlindo Moreira dos Santos Amorim contraiu uma doença conhecida como Miocardite Viral, que é uma infecção viral e que pode enfraquecer o coração ou causar insuficiência cardíaca. A causa ainda pode estar relacionada a inflamações do tecido muscular do coração, que causa a morte do tecido.
No caso do Lorenzo, o vírus que parecia ser uma gripe, entrou na corrente sanguínea e se alojou no coração, resultando em taquicardia e arritmias. O coração do pequeno não bate normalmente e consequentemente tem feito com que ele precise fazer uso de medicamentos fortes. “Lolo” como é conhecido pelos familiares, segue internado no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba.
A mãe do Lorenzo, Clenia Moreira dos Santos, conta que os médicos informaram que o único recurso nesse caso, é um transplante de coração com urgência.
“Ele está estável, brincando, falando, jogando… mas o coração tá fraquinho, podendo parar a qualquer momento e se parar ele não volta, porque o coração não tem forças nenhuma”, conta a mãe.
Nas redes sociais, a Clenia fez um apelo para que as pessoas ajudem a divulgar, para que consigam o mais rápido possível o transplante para o pequeno Lorenzo.
Eu peço ajuda de vocês para fazer uma campanha para conseguir o coração novo para o meu filho. É com lágrimas nos olhos que escrevo, não sei quanto tempo vamos ficar aqui, por isso preciso muito que ajudem o Lolo a achar um coração novo.
O transplante consiste na substituição do coração por outro, que seja compatível com o do paciente. É o último recurso utilizado pelos médicos, em casos de problemas cardíacos graves ou potencialmente fatal.
Este ano, o Governo Federal lançou através do Ministério da Saúde, a campanha para incentivar a doação de órgãos no Brasil, com o objetivo de aumentar o número de doares e diminuir a lista de espera por órgãos e tecidos no país. O Lorenzo faz parte da estatística de pacientes que aguardam por uma doação, por isso a mãe faz o apelo para que o pedido possa chegar até as famílias que de alguma forma consigam ajudar.