A engorda da faixa de areia em Matinhos, no Litoral do Paraná, já passa de 80% de conclusão. Faltando apenas 2,3 quilômetros e com a proximidade do término da obra, moradores e comerciantes já enxergam benefícios para o desenvolvimento da cidade, como o aumento de turistas e um possível salto econômico impulsionado por comércios e serviços.
Essa é a opinião de Siderval Bandeira da Paciência, morador da cidade. “A obra está movimentando o comércio da cidade, o que reflete em melhorias para o município, tanto para moradores como para os comerciantes”, disse. “O turismo também vai aumentar e nessa próxima temporada já esperamos muita gente, até porque as pessoas estão curiosas pra saber como está o andamento”, acrescentou. Segundo ele, trata-se de uma obra aguardada há anos por conta das ressacas que destruíam constantemente a orla.
Para Edilson das Graças Valentino, gerente do Aldeia Restaurante, a tendência é que o movimento em seu negócio melhore cada vez mais na alta temporada. “Estamos esperando ansiosos o fim da obra para retomar o movimento. Vai ser melhor não só para o comércio, mas terá contratação de mais funcionários, serviços, com certeza para a economia da cidade vai ser bem melhor”, ressaltou.
Além do aumento no número de turistas, do consumo no comércio e da geração de empregos, Mario Balielo, morador do município, destaca a valorização dos imóveis. “A área imobiliária aqui vai valorizar e muito. O pessoal vai poder vir aqui e curtir os atrativos sem precisar ir pra Santa Catarina e São Paulo”, afirmou.
Outro ponto destacado são os benefícios estruturais na beira-mar. “Só tenho maravilhas para falar da obra. É uma infraestrutura enorme que estão fazendo aqui no nosso litoral, que sofre bastante com a pouca praticidade que a nossa praia tinha. Isso veio melhorar bastante para os veranistas usufruírem mais”, ressaltou.
A obra
O trabalho de engorda foi finalizado na praia de Caiobá e no Balneário Riviera até o Pico de Matinhos. A draga utilizada para retirar areia do fundo do mar foi deslocada na última segunda-feira (3) para o balneário Riviera para finalizar a engorda no trecho que vai até o balneário Flórida.
O investimento é de R$ 314,9 milhões para todas as intervenções. No total, serão 6,3 km de faixa de areia até 100 metros mais larga no Litoral, com o depósito de mais 2,7 milhões de metros cúbicos de areia na orla. Já foram depositadas nas praias do Litoral o equivalente a 170 mil caminhões de areia.
Além da engorda, já começaram as obras dos guias-correntes do Canal da Avenida Paraná. Também estão em construção o espigão do Pico de Matinhos, com 40% de obra concluída, e a urbanização da praia de Caiobá, que atinge neste momento 45% de conclusão. Estão sendo executadas na praia de Caiobá as obras de terraplanagem e recuperação urbanística; a implantação do petit pavê e meio-fio; o replantio de cerca de 2 mil metros da restinga. Em breve, será feito o asfaltamento.
Restrições e expectativa
Apesar dos avanços, o acesso à praia em Caiobá está restrito a alguns pontos. Já o acesso à praia do Pico de Matinhos até o Balneário Riviera permanece fechado ao público, já que depende da estabilização da areia. Todo o trabalho de engorda deve acabar em novembro e a previsão é que os veranistas possam aproveitar a praia, já alargada, na próxima temporada de verão.