Uma mulher, de aproximadamente 35 anos, mantida em cárcere privado há cerca de 10 anos pelo marido, de 60 anos, foi resgatada pela Polícia Civil na tarde desta terça-feira (02), na Vila Santa Maria, em Paranaguá. O crime foi descoberto pelas autoridades policiais após a mãe da vítima comparecer na Delegacia Cidadã e denunciar a possível situação que filha vivia com o companheiro.
De acordo com o depoimento da mãe à delegada responsável pelo caso, Maluhá Soares, vizinhos afirmaram que a vítima não era vista na rua, que apenas o marido saia para trabalhar e retornava. A mulher explicou ainda que no início do relacionamento do casal conseguia visitar a filha e era recebida na casa, tempos depois só conseguia ver a vítima pela janela, pois ela dizia que não podia ver ou receber ninguém.
Diante da denuncia, as autoridades foram até o endereço do casal, onde foram recebidos com resistência pelo proprietário. Ao entrarem na casa, tiveram contato com a mulher que apresentou confusão mental, falas desconexas e dependência emocional no marido. “Ela apresentava uma for dependência pelo seu convivente, dizendo que só poderia sair de casa com que ele, de que ele era o provedor da casa, de que ele que cuidava dela. Então dava pra ver que ela tinha uma dependência muito forte com esse convivente”, detalhou a delegada.
Ainda segundo Maluhá Soares, o casal confirmou que ela só saia – e quando saia – na presença do suspeito. “Nós conversamos com a vítima ali na hora e ela confirmou que só podia sair de casa com ele, na verdade, ela demonstrava um receio de sair sem ele. Ela mesma passou a acreditar nisso: que não podia sair de casa sem ele. É isso que nós verificamos ali conversando com ela e com ele também, porque ele começou a dizer que ela só saia de casa com ele”, disse.
Apesar da declaração do convivente, os vizinhos informaram que nunca viram a mulher na rua.
O homem foi preso em flagrante por cárcere privado e deve ter audiência de custódia nas próximas horas. A mulher foi encaminhada para atendimento psicossocial e está sob os cuidados da família.