A operação idealizada pelo Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria) de Paranaguá neste mês cumpriu quatro mandados de prisão contra investigados por crimes sexuais contra crianças e adolescentes. As capturas ocorreram em Paranaguá, Guaratuba e Guaraqueçaba.
Segundo o delegado responsável pela ação, Emmanuel Brandão, o objetivo é dar o máximo de cumprimento aos mandados expedidos pelo Poder Judiciário, para dar uma rápida resposta à sociedade e visibilidade ao tema. De acordo com Brandão, a maioria dos casos segue um padrão.
“A gente vê que sempre tem as mesmas características. São vítimas jovens, geralmente pessoas da família ou que tenham contato com essas vítimas que cometem esses crimes, na sua maioria, pessoas masculinas. Nessa operação, demonstrou justamente isso: dos quatro mandados por estupro de vulnerável que nós conseguimos cumprir, todos eram com características semelhantes”, explicou.
No curso da operação, outras duas pessoas foram presas — uma por descumprimento de medida protetiva e outra por falta de pagamento de pensão alimentícia.
O delegado faz um alerta para que a população esteja atenta ao comportamento das crianças que conhecem.
“As vítimas de crimes sexuais geralmente dão alguns sinais, como mudança de comportamento, queda no rendimento escolar, começam a se automutilar, mudam as vestimentas; mesmo num dia quente usam roupas mais fechadas para evitar a exposição do corpo, para que o agressor não pratique novos crimes”, destacou o delegado.
Ao perceber sinais de alerta em crianças ou adolescentes, é fundamental formalizar a denúncia, possibilitando uma apuração minuciosa e se comprovada a agressão, a punição do agressor.
“Qualquer pessoa que tenha suspeita de crime sexual pode denunciar. As informações podem ser repassadas diretamente na delegacia, nas escolas, no Conselho Tutelar ou pelo Disque 100. Uma das prisões desta semana foi resultado de uma denúncia recebida por esse canal, o que comprova sua eficácia e importância”, concluiu o delegado.


Reprodução/TVCI 






