Na manhã desta quinta-feira (05), a Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram a Operação Viking, uma ação conjunta que visa desmantelar uma organização criminosa especializada no tráfico internacional e interestadual de drogas, com ramificações no Brasil e na Europa. Cerca de 120 policiais federais estão envolvidos na operação, que abrange os estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Pernambuco.
Em Paranaguá, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão. A operação também conta com a colaboração da Guarda Civil Espanhola, que está cumprindo mandados na Espanha.
De acordo com as investigações, o grupo criminoso estabeleceu uma complexa estrutura logística para o narcotráfico, com grande parte das drogas destinadas à Europa saindo pelo Porto de Paranaguá. A droga era inserida em contêineres ou colocada no casco de navios por mergulhadores. Mais de três toneladas de cocaína foram apreendidas durante a investigação.
Os investigados responderão por organização criminosa, tráfico internacional de drogas e associação ao tráfico, com penas que podem chegar a 50 anos de prisão. Além disso, enfrentarão acusações de lavagem de dinheiro, com penas de até 10 anos de reclusão.
A operação resultou em um prejuízo milionário para o crime organizado, com o sequestro de bens e imóveis avaliados em R$7.240.000,00, e o bloqueio de ativos e valores em contas bancárias e aplicações financeiras, totalizando R$20.000.000,00 por investigado.