×

Operação Xadrez: Gaeco mira grupo que falsificava certificados de conclusão de cursos

Na manhã desta terça-feira (10), os núcleos de Londrina e Francisco Beltrão do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) realizaram uma operação contra uma organização criminosa suspeita de falsificar certificados de conclusão de curso. Esses documentos eram utilizados para reduzir penas de criminosos já condenados. Durante a ação, foram cumpridos dez […]
Foto: MPPR

Na manhã desta terça-feira (10), os núcleos de Londrina e Francisco Beltrão do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) realizaram uma operação contra uma organização criminosa suspeita de falsificar certificados de conclusão de curso. Esses documentos eram utilizados para reduzir penas de criminosos já condenados.

Durante a ação, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão domiciliar e sete mandados de busca pessoal nas cidades de Cambé, Campo Largo, Curitiba, Londrina e Pontal do Paraná.

As investigações começaram em junho de 2021, após uma informação recebida pelo núcleo de Francisco Beltrão de que possíveis certificados fraudulentos estavam anexados a um processo judicial. A partir disso, foi constatado o grupo criminoso que agia em todo o Estado do Paraná, fornecendo a presos certificados falsos de cursos nunca realizados, emitidos por supostas entidades religiosas e associações diversas.

 

Nossos Programas