O produto é a 22ª Indicação Geográfica (IG) do Paraná, reconhecimento do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), divulgado nesta terça-feira (28), na categoria Indicação de Procedência. Com o registro, as ostras produzidas na localidade de Cabaraquara, em Guaratuba, são reconhecidas por sua qualidade e reforçam a região como produtora de ostras.
Por meio de um trabalho iniciado em 2022, o Governo do Estado fez parte da organização para obter o reconhecimento, com diagnóstico da ostra e resgate histórico, levando em conta o fortalecimento da identidade cultural e econômica, além do estímulo à renda dos ostreicultores.
O pedido havia sido feito pela Associação Guaratubana de Maricultores (Aguamar) e oficializado em junho de 2024. A associação é composta por dez produtores que atuam na maricultura, com produção anual de 80 mil dúzias.
O turismo gastronômico na região é conhecido como “Caminho das Ostras”. São diversos restaurantes ao longo da Estrada do Cabaraquara que produzem e servem a iguaria.
O Paraná conta agora com 22 indicações geográficas, sendo quatro no Litoral: o barreado, a cachaça e aguardente de Morretes, a bala de banana de Antonina e, agora, as ostras do Cabaraquara.


Foto: Divulgação/Sebrae-PR 






