Por: Marcelle Nogueira
A Secretaria de Estado da Saúde registrou nesta quarta-feira (2) o primeiro caso da cepa B.1.617 no Paraná. Esta nova cepa, conhecida como variante indiana ou delta, tem como característica ser mais transmissível que as demais.
Este primeiro caso confirmado pela Fiocruz, é de uma mulher de 71 anos, residente no município de Apucarana, que já apresentava comorbidades.
Os sintomas apareceram no dia 19 de abril após contato com outros casos confirmados da doença. Ela realizou coleta de exame RT-PCR para diagnóstico da Covid-19 no dia 26 de abril, e chegou a ficar hospitalizada, mas logo teve alta.
A paciente morava com o marido de 74 anos e o filho de 58. Os três foram diagnosticados com Covid-19. O filho faleceu no dia 17 de maio. A equipe de Vigilância Epidemiológica municipal realiza acompanhamento dos familiares e contatos próximos e abriu investigação epidemiológica sobre o caso.
Fora este caso confirmado, há um homem de 38 anos, residente em Cascavel, que positivou para a doença e há suspeita de que se trate da variante indiana. A amostra segue para a fiocruz, para então determinar um sequenciamento genômico e descobrir qual variante o infectou.
Monitoramento constante
O Laboratório Central do Estado (Lacen/PR) envia à Fiocruz, semanalmente, amostras de casos confirmados de Covid-19 para monitoramento das cepas circulantes no Estado do Paraná. O critério de seleção é aleatório e levou à identificação desse caso, que não era considerado suspeito de infecção por alguma Variante de Preocupação (VOC).
O Lacen/PR está realizando a busca de amostras confirmadas para Covid-19, com data de coleta 15 dias anteriores e 15 dias posteriores à data de coleta do exame do caso confirmado, em toda a região da 16ª Regional de Saúde, que abrange 17 municípios.