×

Paraná e outros 16 estados participam da Operação Mata Atlântica em Pé

Teve início nesta segunda-feira (16) a 7ª edição da Operação Mata Atlântica em Pé, coordenada este ano pelo Ministério Público de Minas Gerais e pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente. A operação é a maior ação conjunta de fiscalização para o combate ao desmatamento do bioma Mata Atlântica. Neste ano, […]
Divulgação/MPPR

Teve início nesta segunda-feira (16) a 7ª edição da Operação Mata Atlântica em Pé, coordenada este ano pelo Ministério Público de Minas Gerais e pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente. A operação é a maior ação conjunta de fiscalização para o combate ao desmatamento do bioma Mata Atlântica.

Neste ano, a operação conta com a participação de 17 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Em 2023, a operação identificou 17.931 hectares de supressão ilegal de vegetação nativa do bioma Mata Atlântica, um aumento em relação aos 11.900 hectares registrados em 2022. As irregularidades encontradas resultaram em multas que somaram aproximadamente R$82 milhões.

Durante a fiscalização, equipes visitam áreas com possíveis ocorrências de degradação ou realizam inspeções remotas. Quando são detectadas infrações, os responsáveis são autuados e podem responder civil e criminalmente.

Desde 2019, as localizações são mapeadas principalmente com a tecnologia do projeto MapBiomas, que utiliza imagens de satélite em alta resolução para identificar desmatamentos.

As ações de fiscalização vão até o dia 27 de setembro, e o balanço da operação no Paraná será divulgado pelo Ministério Público do estado no dia 3 de outubro, em uma transmissão ao vivo.

Nossos Programas