O berço da civilização paranaense completa 376 anos de fundação. Paranaguá é a terra do Barreado, do fandango, da rabeca, dos mercados do café e do peixe. Das feirinhas e do fim de tarde no Itiberê.
Uma senhora que carrega muitas histórias, mas, se olharmos para o horizonte, é possível ver o futuro por meio da grandeza do seu porto, o mais eficiente do Brasil!
Paranaguá é a cidade-mãe do Paraná. E que coincidência: guarda aqui a casa da Mãe do Paraná. Nossa terra se torna a capital da fé em novembro, mas pulsa a crença e a devoção nos 365 dias do ano.
Com suas belezas naturais e o acolhimento de seu povo, a cidade nasceu com vocação para o turismo, e vê essa veia pulsa cada vez mais forte com a chegada dos navios de cruzeiro a cada temporada.
O grande mar redondo traz sustento e renda para seus filhos, seja pelo porto, seja pela pesca ou pelo turismo nas comunidades e ilhas, que percorrem as águas que banham nossa baía.
Ah, Paranaguá! Dizem que quem bebe a água dessa terra não quer mais ir embora, mas eu acho que o seu encanto, que cativa tantos filhos e filhas desse mundo, vem mesmo é do seu coração de Mãe. A cidade-mãe do Paraná.