Até as 8h30 da manhã desta quinta-feira (9), o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) registrou um volume de chuva de 105,2 mm em Paranaguá. O órgão já havia previsto que janeiro seria marcado por chuvas intensas, com precipitações estimadas entre 320 e 380 mm para a região.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o maior volume de chuva ocorreu durante a madrugada, resultando em 11 acionamentos, dos quais quatro demandaram intervenção direta das equipes.
Os bairros mais afetados foram Emboguaçu, Santos Dumont, Vila Horizonte e Serraria do Rocha, embora outras áreas, como Costeira, Ilha dos Valadares, Beira Rio e Vila Divinéia, também tenham enfrentado alagamentos significativos. Em algumas regiões, segundo relatos de moradores, a água chegou à altura da cintura.
Os relatos são semelhantes em várias partes da cidade: casas invadidas pela água e prejuízos materiais. Em resposta aos transtornos, a Prefeitura de Paranaguá montou uma estrutura no Ginásio Albertina Salmon para receber possíveis desabrigados.