Na noite desta segunda-feira (21), durante patrulhamento na baía de Paranaguá, uma equipe da Patrulha Costeira localizou uma bolsa flutuando na água, na região do canal da Galheta, entre a ponta oeste da Ilha do Mel e a Ilha da Cotinga. Durante a tentativa de retirar a bolsa da água, a equipe militar constatou que o objeto estava preso e suspeitou que poderia haver mais materiais submersos. Uma equipe de mergulhadores foi acionada e, com o auxílio do cabo utilizado para prender a bolsa que estava flutuando, desceram e localizaram uma segunda bolsa.
De acordo com o tenente Szlanda, da Polícia Militar, o modus operandi utilizado por organizações criminosas para contaminar os navios é a modalidade de mergulho. O comandante da Patrulha Costeira detalhou ainda que, pela forma como a droga foi embalada, possivelmente o entorpecente seria colocado em algum navio, mas uma das bolsas acabou se desprendendo e flutuou na superfície.
As duas bolsas recheadas de cocaína foram recolhidas e ao todo, a droga pesou 57 quilos. Os entorpecentes foram encaminhados para a sede da Polícia Federal em Paranaguá.