×

PM Ambiental realiza apreensão de 780 peças de palmito em Guaratuba

  Um homem de 34 anos foi encaminhado para o Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb-FV)em Guaratuba, na noite desta quinta-feira (22), após ser flagrado transportando 12 feixes de palmito Juçara em um veículo utilitário. A abordagem aconteceu na Estrada da Limeira, no bairro Cubatão durante uma operação em apoio ao Instituto Chico Mendes […]

 

Um homem de 34 anos foi encaminhado para o Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb-FV)em Guaratuba, na noite desta quinta-feira (22), após ser flagrado transportando 12 feixes de palmito Juçara em um veículo utilitário. A abordagem aconteceu na Estrada da Limeira, no bairro Cubatão durante uma operação em apoio ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

De acordo com o Boletim de Ocorrência, por volta das 21h40 uma equipe da Polícia Militar Força Verde, em patrulhamento pela Estrada da Limeira, se deparou com um veículo Renault Kangoo, trafegando por uma área onde frequentemente utilizada para transporte de palmito.

Assim que os militares deram sinal de abordagem, o motorista parou o veículo e ao ser questionado sobre o que transportava em seu carro, o homem confirmou que estava transportando o produto de forma ilegal.

Durante a busca veicular, os militares encontraram 12 feixes o que corresponde a 780 peças  de palmito Juçara, que haviam sido extraídas da unidade de conservação de proteção integral parque Saint Hilaire.

Diante da situação o acusado e todo o material apreendido foram encaminhados para o posto da Polícia Ambiental onde foi confeccionado o termo circunstanciado e realizada a aplicação de uma multa no valor de R$ 22.500,00. O palmito apreendido será destinado para a doação.

Preservação

A preservação da juçara está diretamente ligada à manutenção da biodiversidade da Mata Atlântica. Sua semente e seu fruto servem de alimento para mais de 68 espécies, entre aves e mamíferos. Tucanos, jacutingas, jacus, sabiás e arapongas são os principais responsáveis pela dispersão das sementes, enquanto cotias, antas, catetos, esquilos e muitos outros animais se beneficiam das suas sementes e frutos.

Nossos Programas