Depois de dois dias de julgamento na comarca de Paranaguá, os irmãos Rodrigo e Ricardo Marchesi foram absolvidos da acusação de homicídio qualificado. A sentença foi proferida pelo juiz Leonardo Marcelo Lago já após a meia-noite desta sexta-feira (13). Os sete jurados que compunham o tribunal entenderam que não houve o crime de homicídio qualificado por parte dos gêmeos.
O crime pelo qual estavam sendo julgados teria ocorrido em janeiro de 2021, em Guaratuba. Os advogados dos réus defenderam a tese de que os irmãos agiram em legítima defesa.
Além da absolvição no processo de homicídio, os policiais também haviam sido absolvidos no processo de tortura. No entanto, como ainda são réus em outros processos decorrentes da Operação Fish, os irmãos devem permanecer presos.
Os militares foram detidos em flagrante em 2022, quando o Gaeco deflagrou a Operação Fish, que tinha como objetivo investigar possíveis práticas de abuso de autoridade, fraude processual, peculato e porte ilegal de armas e drogas.