A prefeitura de Paranaguá solicitou junto ao Núcleo Regional de Educação (NRE) a suspensão da liminar que previa o encerramento das atividades escolares no Colegio Estadual São Francisco, no bairro Emboguaçu, em Paranaguá.
De acordo com o manifesto o remanejamento dos alunos causaria “grave lesão a ordem administrativa e social” para que alunos possam ter a liberdade de escolha e caso queiram, para que retornem a instituição de ensino até que sejam concluídas todas as fases processuais da ação que corre em segredo de justiça junto à Vara da Infância e Juventude de Paranaguá. O Ministério Público recorreu da decisão, a qual ainda depende de análise do Tribunal de Justiça.
No início de 2023, o Colégio Estadual São Francisco teve suas atividades escolares encerradas. O colégio gerenciado pelo Estado, contaria com remanejamento dos estudantes para outros colégios estaduais. O encerramento das atividades escolares no estabelecimento de ensino ocorreu em virtude de uma ação civil pública promovida pelo Ministério Público do Paraná em outubro de 2022.