Programa Ganhando o Mundo terá mil estudantes; inscrições já estão abertas

Por AEN  A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte publicou o novo edital do Ganhando o Mundo ( nº 72/2022 ), programa de intercâmbio internacional do Governo do Estado destinado aos estudantes da rede estadual de ensino. A terceira edição do programa cresceu e terá mil vagas, ao contrário das 100 em cada uma das […]
Programa “Ganhando o Mundo” do Governo do Estado do Paraná está na sua primeira edição neste ano, com o objetivo de levar estudantes do Ensino Médio para estudar fora do País. Nas imagens grupo de 30 estudantes que foram classificados no programa embarcando para Nova Zelândia – Curitiba, 27/07/2022 – Foto: Albari Rosa/AEN

Por AEN 

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte publicou o novo edital do Ganhando o Mundo ( nº 72/2022 ), programa de intercâmbio internacional do Governo do Estado destinado aos estudantes da rede estadual de ensino. A terceira edição do programa cresceu e terá mil vagas, ao contrário das 100 em cada uma das edições anteriores.

Além de mais vagas, o intercâmbio também terá mais destinos e em três continentes, todos de língua inglesa: Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia. Na prática, as mil vagas serão distribuídas nesses cinco países e o intercâmbio terá a duração de um semestre letivo do país de destino, com embarque em 2024. Os estudantes aptos a participarem são os que estão cursando o 9° ano do Ensino Fundamental em 2022.

O programa de intercâmbio foi criado para possibilitar a ampliação do repertório cultural e acadêmico dos estudantes, permitir sua vivência e experiência na realidade de outros países, consolidar uma rede de jovens líderes que atuarão nas escolas da rede pública estadual de ensino do Paraná, além de potencializar o desenvolvimento da autonomia e aperfeiçoar o domínio da língua inglesa.

Neste ano foram realizadas duas edições do programa: 100 estudantes passaram um semestre letivo no Canadá, entre fevereiro e julho, e outros 100 ficaram na Nova Zelândia entre julho e o fim de outubro.

Os custos de alimentação, hospedagem, transporte, emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguro viagem e saúde, taxa de matrícula, mensalidade da escola no exterior, material didático, uniforme, tradução juramentada da documentação escolar, reuniões de orientação, assim como o curso preparatório de língua estrangeira, são custeados pela Seed-PR. Os alunos também recebem um auxílio de R$ 800 mensais.

Nossos Programas