*Com informações do Ministério Público do Paraná
A partir da próxima semana, cerca de 50 pessoas que cumprem pena em regime aberto ou que deixaram de fazer parte do sistema carcerário de Matinhos poderão participar de capacitações técnicas e profissionalizantes através do projeto do Conselho da Comunidade do Município em parceria com a Universidade Federal do Paraná.
O projeto foi aprovado em edital promovido pela Fundação Banco do Brasil, única do estado a ser contemplada na seleção nacional. O Ministério Público do Paraná em conjunto com o Conselho da Comunidade, participou por meio da 2ª Promotoria de Justiça da comarca, da aula inaugural que foi realizada nesta quarta-feira, 6 de abril.
Durante a cerimônia de abertura do projeto, a promotora de Justiça Carolina Dias Aidar destacou a importância da iniciativa:
‘’São ações como essa que garantem que a ressocialização, um dos objetivos da pena, seja de fato alcançada e compreendida pela comunidade’’.
Sobre o Conselho da Comunidade:
É uma estrutura efeitos negativos decorrentes da condenação criminal, com a estigmatização daqu apoio à execução penal e tem a finalidade de auxiliar o juízo no sentido de buscar reduzir oseles que passaram pelo sistema carcerário.
As aulas do projeto terão início dia 11 de abril e serão ofertados cursos de panificação e elétrica predial que serão promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Os familiares das pessoas em cumprimento de pena ou egressos do sistema prisional também poderão preencher as vagas remanescentes, caso tenham interesse.