Uma ação deflagrada nesta quinta-feira (2) resultou na prisão em flagrante de sete pessoas em Imbituva, na região dos Campos Gerais. O grupo foi surpreendido adulterando uma carga de fertilizantes que havia saído do porto de Paranaguá.
Após denúncias sobre a prática ilegal em um barracão às margens da BR-373, a Polícia Civil iniciou diligências para identificar o local e coibir o crime. Durante a operação, os agentes constataram que parte da carga já havia sido removida e estava sendo adulterada com adição de cerca de 50% de cálcio.
O motorista do caminhão e outros seis indivíduos foram autuados em flagrante por furto qualificado, apropriação indébita, associação criminosa e crime contra as relações de consumo.
“O motorista contou que havia retirado a carga em Paranaguá e a entregaria em Goiás. Ele relatou também que foi aliciado após o carregamento na origem e que receberia R$ 20 mil para participar do esquema”, explica o delegado Mikail Moss Horodecki.
Além das prisões, foram apreendidos o caminhão, a carga adulterada, duas empilhadeiras, insumos e celulares.
De acordo com a Polícia Civil, as investigações continuam para identificar outros envolvidos no esquema, que lesava principalmente produtores rurais que adquiriam as cargas contaminadas.
Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos números 197 da PCPR, 181 do Disque-Denúncia ou pelo WhatsApp (42) 3436-1177, diretamente com a equipe de investigação.