A crise na saúde pública de Matinhos ganhou um novo capítulo na noite desta quinta-feira (19). A Secretaria de Saúde do Paraná emitiu um decreto que determina que gestantes em trabalho de parto, ou em situações de urgência e emergência, na cidade de Matinhos, sejam encaminhadas ao Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá.
O decreto cita a crise assistencial no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes e o aumento da população durante a temporada de verão. Com o objetivo de garantir atendimento integral às gestantes da cidade, o documento estabelece as seguintes medidas:
Art. 1º Determinar que as gestantes referenciadas para assistência no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes em Matinhos sejam preventivamente atendidas no Hospital Regional do Litoral – HRL no Município de Paranaguá, em caso de trabalho de parto, assim como em situações de urgência e emergência como perda de líquido amniótico, dor em baixo-ventre, diminuição dos movimentos do bebê, aumento de pressão arterial e outras situações de urgência/emergência
Art. 2° Em caso de atendimento ordinário, independente da estratificação de risco, as gestantes poderão solicitar transporte sanitário para chegar ao Hospital Regional do Litoral – HRL.
Art. 3º Em caso de urgência e emergência, independente da estratificação de risco, as gestantes devem acionar o SAMU (192) para assistência e encaminhamento ao Hospital Regional do Litoral – HRL.
Art. 4º Os recém-nascidos do Hospital Regional do Litoral (HRL) que apresentarem situações de urgência ou emergência, especialmente dentro dos primeiros 28 (vinte e oito) dias de vida, devem ter o atendimento garantido pela instituição.
O decreto estará em vigor até o dia 31 de janeiro de 2025.