Foto: José Ogura/AEN
Nesta quarta-feira (01) a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) confirmou mais 36 casos e quatro óbitos da variante delta no Paraná.
No último informe da Sesa, Paranaguá aparece como uma das cidades a confirmar caso da variante delta, além de outras 15 cidades também apresentaram caso da doença. Já os quatro óbitos decorrentes da variante são da cidade de Curitiba.
O diretor da 1ª Regional de Saúde, Leovaldo Bonfim, afirma que esses casos confirmados da variante delta em Paranaguá, não são de moradores locais e sim de tripulantes que estavam em navios atracados na baía de Paranaguá no último mês.
Os dados foram repassados no relatório de circulação de linhagens Sars-Cov-2 (vírus responsável pela Covid-19) por sequenciamento genômico, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Até agora, já foram 843 amostras do Paraná sequenciadas pela Fiocruz e 475 aguardam resultado. Da variante delta, são 95 casos confirmados no Estado e 24 óbitos.
Assim que o relatório é enviado pela Fiocruz, a Sesa entra em contato com as Regionais de Saúde, que por sua vez comunicam os municípios de residência (ou de notificação) dos casos confirmados para iniciarem a investigação epidemiológica. Este processo inclui dados desde o início dos sintomas, a realização do exame, se houve internação e se o caso é considerado como cura ou óbito.