Um grave acidente de trânsito na BR-376, em Guaratuba, resultou na morte de pelo menos nove pessoas, incluindo atletas de remo, na noite deste domingo (20). O incidente ocorreu por volta das 21h40, no km 665, no sentido Santa Catarina, envolvendo três veículos.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma carreta perdeu os freios e colidiu com a traseira de uma van, que, foi projetada contra um carro de passeio. O motorista do caminhão sofreu ferimentos leves, e o condutor do carro atingido não teve lesões.
A van rodou na pista e foi arrastada pela carreta, que tombou sobre ela. Durante os trabalhos de resgate realizados pela concessionária Arteris Litoral Sul, PRF e Corpo de Bombeiros, nove corpos foram encontrados dentro do veículo que era ocupado por 10 pessoas.
Um adolescente de 17 anos, integrante do time de remo, foi resgatado com ferimentos leves e encaminhado para o hospital. A pista sentido Santa Catarina ficou interditada para a remoção do caminhão e para a perícia, até o meio dia desta segunda-feira (21), mais de 12 horas depois do trágico acidente.
A prefeitura de Pelotas-RS decretou luto oficial de sete dias no município, além de divulgar o nome das vítimas do acidente que tinham idades entre 15 e 52 anos.
Henry Fontoura Guimarães, 15 anos – atleta
Nicole da Cruz, 15 anos – atleta
Samuel Benites Lopes, 15 anos – atleta
Angel Souto Vidal, 16 anos – atleta
Vitor Fernandes Camargo, 17 anos – atleta
João Pedro Kerchiner, 17 anos – atleta
Helen Belony, 20 anos – atleta
Oguener Tissot, 43 anos – coordenador
Ricardo Leal da Cunha, 52 anos – motorista da van
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, lamentou a tragédia em suas redes sociais, confirmando que sete dos atletas mortos eram de Pelotas-RS.
O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva também se solidarizou com familiares e amigos das vítimas.
O Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior se comprometeu a prestar apoio necessário aos familiares.