A situação começou como um acidente de trânsito na Rua Engenheiro Luiz Augusto de Leão Fonseca, no bairro Ponta da Pita, em Antonina, envolvendo dois veículos, um deles ocupado por dois homens e um adolescente. Após a colisão, houve um desentendimento entre os envolvidos, e um homem que estava no segundo veículo foi brutalmente agredido pelo trio que ocupava o veículo Peugeot cinza.
Algumas pessoas que presenciaram a situação relataram ter ouvido o trio mencionar uma suposta arma de fogo. A Polícia Militar foi acionada, e, ao chegar ao local, o homem ferido já havia sido encaminhado ao Hospital Municipal de Antonina por uma equipe do SAMU.
De acordo com informações de testemunhas, os agressores deixaram o local e se dirigiram a uma residência de cor cinza próxima ao local do acidente. Os agentes iniciaram rondas na região e localizaram a casa. Durante a abordagem, o trio confessou a autoria da agressão. Suspeitando da presença de uma arma de fogo no imóvel, os agentes realizaram buscas e encontraram seis munições de 9 mm e uma de .40, mas a arma não foi localizada.
Na parte externa da residência, foram encontradas pedras de crack — 18 delas prontas para venda — e uma porção maior não fracionada, além de porções de maconha e cocaína. Os agentes também apreenderam três celulares para realização de perícias. Com a confissão da agressão e a apreensão das drogas e munições, os dois homens foram presos, e o adolescente foi apreendido.