Tripulantes de um navio de bandeira de Bangladesh, que estava atracado no Porto de Paranaguá, aguardam o resultado do exame de Covid-19, após um dos embarcados positivar para doença no final da tarde desta quinta-feira (29), de acordo com a empresa Portos do Paraná.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o paciente recebeu atendimento médico e foi encaminhado para o Hospital Paranaguá. Em contato com o hospital, a equipe médica informou que ainda está realizando os exames e aguarda o resultado para a confirmação da doença.
Novos exames serão realizados para detectar a variante do vírus que contaminou o tripulante, para saber se é possível que o homem tenha contaminado outros embarcados. Existe o temor que trate-se da variante Delta, considerada mais contagiosa que as demais cepas do coronavírus em circulação no país.
A embarcação saiu há pouco menos de um mês do Porto de Banglhadesh e chegou em Paranaguá no dia 27 de julho para ser carregado com soja. Outros 21 tripulantes do navio MEGHNA PRINCESS realizaram exames e aguardam resultados dos testes para saber se contraíram a doença.
Não foi informado o estado de saúde do tripulante internado e nem se outros embarcados apresentaram sintomas da doença. Os exames com os tripulantes serão enviados para sequenciamento genômico de linhagens Sars-cov-2. Se for confirmado que o tripulante internado está com a variante delta do coronavírus, será o primeiro caso de Covid-19 contraído dessa cepa em que o paciente precisa de atendimento no litoral do estado.