O Paraná se prepara para o feriado prolongado de Carnaval com uma boa notícia para os banhistas: 86% das praias e rios estão classificados como próprios para banho. Segundo o oitavo boletim de balneabilidade divulgado pelo Instituto Água e Terra (IAT) nesta sexta-feira (9), 57 dos 66 locais monitorados no estado estão em condições adequadas para uso. Este número representa um leve aumento em relação à semana passada, quando o índice estava em 85%.
Esse é o último relatório divulgado pelo órgão ambiental durante a temporada 2023/2024 do Verão Maior Paraná. Os boletins foram sendo publicados semanalmente desde 22 de dezembro. Em janeiro, o índice atingiu 91%, um dos mais altos do país.
Durante esta temporada de verão, o Litoral, uma região muito procurada por turistas, agora oferece 43 pontos com água apropriada para banho, com destaque para a inclusão da bandeira azul no trecho em frente à Rua Alois Cicatka, na praia central de Guaratuba. O monitoramento realizado pelo IAT abrange 49 localidades nos municípios de Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná, Antonina, Morretes e Paranaguá, incluindo a Ilha do Mel.
Dos seis locais considerados impróprios para banho, destaca-se a Ponta da Pita, em Antonina; um trecho de 250 metros à direita do trapiche da Praia de Encantadas, na Ilha do Mel; além dos pontos das ruas São Luiz e Paraná, no balneário de Ipanema, em Pontal do Paraná; o trecho à esquerda do Rio Matinhos, no balneário de Flamingo; e a área próxima à Rua Alvorada, em Caiobá, ambos em Matinhos.
As demais localidades impróprias estão localizadas na foz dos rios que cortam o Litoral, áreas que nunca são recomendadas para banhos ou atividades esportivas. O IAT, inclusive, não realiza medições nessas áreas.