A Universidade Estadual do Paraná, sede Paranaguá, anuncia que o conselho da instituição aprovou a criação de um novo curso. Enfermagem seria a décima opção ofertada pela instituição, que foi criada em 2001.
O projeto segue para aprovação nas instâncias do Governo do Estado e ainda percorre um longo caminho até a decisão final. O processo inicia na “Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior- SETI que após avaliação, encaminha para o Conselho Estadual de Educação. Passa também pela avaliação de diversas secretarias de Estado, como SEAP, SEFA, Casa Civil. Só depois de todo esse processo vai para assinatura do Decreto de Autorização pelo Governador” comenta o Dr Moacir Dalla Palma, Diretor Geral da Universidade.
Ainda de acordo com Diretor Geral da Unespar, o curso de Enfermagem é importante para o Campus de Paranaguá, pois não existem cursos dessa área no Litoral. “Quando propomos a criação do curso, fizemos um levantamento e percebemos a falta de profissionais de enfermagem nos hospitais e secretarias de saúde do litoral, principalmente neste momento de pandemia de Covid-19. A população de Paranaguá e de todo litoral, merece um curso dessa magnitude, para que possamos formar enfermeiros aqui mesmo” ele destaca também que a criação do curso é uma mudança significativa, visto que muitos jovens deixam a região para buscar formação na capital ou em outras cidades, mas com a criação do curso, eles passam a ter a oportunidade de estudar mais próximo de casa e da família.