Um veleiro apreendido pela Polícia Federal e pela Marinha do Brasil em 2021 está navegando pelo litoral brasileiro. Batizado de Lamia, a embarcação foi interceptada e apreendida em setembro por transporte de substâncias ilícitas próximo ao arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco. Na ocasião, dois tripulantes estrangeiros foram presos em flagrante.
A embarcação de 51 pés batizado de Lamia, foi doado ao grupo Escoteiros do Brasil e desde então quatro velejadores passaram a navegar pela costa brasileira. Ela partiu da Base Naval de Natal (RN) no dia 10 de fevereiro e encerrará sua viagem no Porto de Paranaguá no dia 10 de março, ás 10h. Ao todo o veleiro irá percorrer uma distância de 2.904 km ou 1.568 Milhas Náuticas.
Veleiro Escola
A embarcação terá função de veleiro escola dentro da instituição. “O propósito do veleiro é realizar, justamente, um trabalho pedagógico, onde a gente vai ter treinamento para os adultos e, depois para os jovens. Estes poderão passar desde um pernoite de treinamento, até uma semana, dentro da embarcação”.
Oficialmente, o veleiro começará a funcionar como escola para adultos no segundo semestre deste ano e, para os jovens, em 2024. Marco Bortoli informou que terão de ser feitos alguns reparos mínimos e pequenas adaptações, com a ajuda de patrocinadores, visando deixar o barco cada vez mais seguro. “Em Paranaguá, a gente começa a equipar o veleiro com uma visão pedagógica. O aluno já entra aprendendo os lugares, as peças, as movimentações. O barco vai ser equipado justamente para ter essa conotação de ser um veleiro escola”.
A jornada dependerá do clima e estão previstas paradas nas quais os escoteiros locais poderão visitar a embarcação.