Nesta terça-feira (30), equipes da concessionária EPR Litoral Pioneiro estiveram no acesso localizado na Rua Miguel Nicolau Anastácio, no bairro Alvorada, em Paranaguá, para a instalação de um guard-rail. A intervenção ocasionou o bloqueio permanente da ligação com a Avenida Ayrton Senna da Silva.
Segundo a secretária de Planejamento e Gestão de Paranaguá, Vania Foes, todos os acessos diretos à BR-277 no perímetro urbano da cidade são irregulares, e a nova concessão prevê a regularização do sistema.
“Os acessos existentes não seguem a legislação federal. A EPR constatou que esse ponto específico apresentava perigo aos motoristas por conta de estar localizado no final do Viaduto Manfredo Cominese e, por isso, optou pelo fechamento imediato”, explicou.
O acesso bloqueado está na pista sentido porto, logo após a descida do viaduto Manfredo Cominese. A medida faz parte do processo de readequação viária previsto no contrato de concessão, que inclui a duplicação das marginais ao longo da Avenida Ayrton Senna.
Com a reorganização, os acessos passarão a ser feitos por meio de dispositivos chamados “agulhas”, que permitem a entrada gradual na rodovia em pontos específicos, obedecendo às distâncias mínimas estabelecidas pela legislação federal.
De acordo com a Prefeitura de Paranaguá, o fechamento imediato ocorre apenas neste acesso, com o objetivo de minimizar os riscos de acidentes na região.
Com informações da Prefeitura de Paranaguá.


Foto: Moyses Zanardo/Prefeitura de Paranaguá 






