O trabalho desenvolvido por um grupo de alunos do 3º ano do Curso Técnico de Desenvolvimento de Sistemas do Colégio Estadual José Bonifácio, em Paranaguá, surgiu a partir de um desafio proposto pelo diretor da instituição e da necessidade de modernizar e tornar mais efetivo o sistema de frequência escolar.
Alex José Correia Weiss, diretor da escola, relatou que este era um sonho antigo que finalmente saiu do papel: “fiz um clamor, um apelo para o 3º Ds, para um controle mais efetivo, que nos desse informação em tempo real. Nós temos, infelizmente, uma cultura dos estudantes chegarem muito atrasados. Precisamos entrar nesse foco e informar que a obrigação da família é acompanhar os estudantes,” disse.
Um dos alunos que trabalhou no desenvolvimento do sistema, Kevin Alonso Martin de Lima, contou que, ao receber o desafio, iniciou as pesquisas para solucionar o problema. “Juntamos um grupo de sete a oito alunos e conseguimos desenvolver o projeto inteiro em um prazo de um mês e meio, mais ou menos. Hoje, o sistema funciona em Paranaguá no Colégio José Bonifácio e em Pontal do Paraná no colégio Paulo Freire.”
O sistema consiste em um leitor de código de barras, onde o estudante faz a leitura da carteirinha que dá acesso à escola. Por meio do leitor, o sistema controla a frequência, e, no mesmo instante em que o estudante entra na unidade de ensino, os pais ou responsáveis são informados, através de um aplicativo, se o estudante chegou atrasado ou se não foi para a escola.
O sucesso do projeto foi tão grande que professores e alunos do Colégio Estadual foram a Curitiba apresentar o sistema ao Secretário de Educação do Paraná, Roni Miranda, que elogiou a iniciativa e constatou sua eficácia.
Com a aprovação do Secretário, a expectativa dos alunos que estiveram à frente do desenvolvimento e dos professores que propuseram a ideia é que o projeto se espalhe para outras escolas. “Hoje, nós temos um sistema que está se expandindo muito nas escolas estaduais. Nossa intenção é melhorar a cada dia para que o sistema possa se expandir para demais escolas da rede,” finalizou o diretor.