×

Cidades do litoral registram volume de chuva para novembro mais alto dos últimos 10 anos  

Os municípios de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba registraram um volume expressivo de chuvas neste domingo (23). De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as regiões atingiram a média histórica para o mês de novembro, sendo o mais alto dos últimos dez anos. Os acumulados de chuva de […]
Imagem: TVCI

Os municípios de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba registraram um volume expressivo de chuvas neste domingo (23). De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as regiões atingiram a média histórica para o mês de novembro, sendo o mais alto dos últimos dez anos.

Os acumulados de chuva de domingo chegaram a 145,4 mm em Pontal do Paraná, 108,8 mm em Guaratuba, e 98,8 mm em Matinhos.

“No oceano, uma área de baixa pressão bem distante do continente favoreceu a passagem de uma frente fria. Os efeitos dessa frente foram amplificados por um sistema de alta pressão localizado próximo à costa do Uruguai. A borda desse sistema de alta pressão ficou localizada entre Santa Catarina e o Paraná, reforçando a entrada de ventos provenientes do sudeste, que aumentaram as instabilidades e a entrada de umidade proveniente do oceano”, explica Bianca de Ângelo, meteorologista do Simepar.

Segundo a Prefeitura de Pontal do Paraná, desde as primeiras horas desta segunda-feira, as equipes da prefeitura estão nas ruas levantando os pontos mais afetados e trabalhando para mitigar os impactos das fortes chuvas.

Previsão 

A parte Sul do Litoral paranaense está sob aviso meteorológico de atenção, com risco alto para possíveis alagamentos, enxurradas e movimento de massa. Os dados são do Boletim de Gestão de Riscos, emitido pelo Simepar em parceria com a Defesa Civil. De acordo com o documento, a chuva deve ser manter presente por boa parte do dia no Leste do Paraná devido ao forte transporte de umidade do oceano para o continente, que poderá proporcionar acumulados expressivos de chuva em todo o Litoral e serra do mar, destacando-se o Litoral Sul, onde os acumulados de chuva em 24h poderão ultrapassar os 150 mm.

A partir da terça-feira (25), quando a instabilidade atmosférica diminui em todo o Paraná, espera-se o predomínio de sol no Interior do Estado. “Já no Centro-Sul, Campos Gerais, Sudoeste e Leste, há maior cobertura de nuvens baixas durante o amanhecer e ao final do dia, e com isso há possibilidade de chuva fraca e ocasional ao longo do dia, principalmente entre a Serra do Mar e as praias”, explica Júlia.

Na quarta e na quinta-feira (26 e 27), desde o Litoral até as áreas centrais, haverá maior cobertura de nuvens baixas, mas ao longo do dia espera-se o predomínio de sol em todas as regiões do Estado. Entre o Centro-Sul, Sudoeste, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba, as temperaturas mínimas deverão ficar em torno de 11ºC e 13ºC.

Nossos Programas

Você não pode copiar conteúdo desta página