×

Do navio para a praia: pela 1ª vez Ilha do Mel recebe turistas diretamente de cruzeiro

Navio Scenic Eclipse chegou nesta sexta-feira (28) com 206 turistas e 185 tripulantes, a maioria estrangeiros dos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. Os turistas conheceram o Litoral paranaense por dois passeios de lancha: um com visitas a ilhas próximas e outro que os levou a pontos turísticos da ilha.
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Pela primeira vez, cruzeiristas de diversos lugares do mundo desembarcaram diretamente na Ilha do Mel a partir de um navio fundeado na Baía de Paranaguá. A Portos do Paraná e a praticagem auxiliaram na definição do local de fundeio (ancoragem) do navio de cruzeiro Scenic Eclipse, que chegou ao Litoral paranaense nesta sexta-feira (28), trazendo 206 turistas e 185 tripulantes.

“Este é um momento histórico para o Paraná, que estimula o turismo caiçara. Para nós, como Autoridade Portuária, é uma honra oferecer condições estruturais para receber os visitantes e garantir a segurança da operação com o apoio e a fiscalização da Guarda Portuária”, destacou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. Levantamento inédito produzido pelo Instituto Semeia, de São Paulo, revelou que a Ilha do Mel, foi a 6ª Unidade de Conservação (UC) estadual que mais atraiu turistas em 2023, com 172.952 pessoas

Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Os guardas portuários atuaram em solo e em uma lancha, em conjunto com a Polícia Federal, monitorando a movimentação dos turistas, que saíram do navio em embarcações menores e seguiram até o trapiche. “Estamos fiscalizando e garantindo que toda a operação ocorra de forma segura, dentro dos parâmetros planejados”, afirmou o gerente-adjunto da Guarda Portuária, Ivan Plantes. A Polícia Militar, a Guarda Municipal e demais órgãos da prefeitura também apoiaram a ação.

Passeios

Os turistas do Scenic Eclipse conheceram o litoral paranaense por meio de dois passeios de lancha: um com visitas a ilhas próximas e outro que levou os visitantes a pontos turísticos da Ilha do Mel, retornando ao trapiche para uma caminhada pelas trilhas. “Eles visitaram a gruta, passearam pelas comunidades, conheceram os restaurantes e lojinhas de artesanato e subiram no farol, acompanhados de tradutores e guias credenciados, para aproveitar este dia maravilhoso”, explicou o agente de turismo Luiz Renato Branco Nascimento.

A maioria dos passageiros é do Canadá, Estados Unidos e Reino Unido. A norte-americana Kathy conheceu o Brasil pela primeira vez e buscava um dia de praia relaxante, já que “fugiu” da neve no estado de Iowa, nos Estados Unidos. “A praia é sempre uma boa ideia. O mês de março em Iowa é de neve e frio, e aqui estamos bem longe disso”, disse, sorrindo. Kate Loster, também norte-americana, percorreu as trilhas e se encantou com a Praia de Brasília. “Gostei muito das praias daqui, com certeza voltarei e trarei minhas amigas”, destacou.

Ficamos felizes em ver navios de cruzeiro interessados em trazer seus viajantes ao nosso Litoral, pois isso mostra que as últimas temporadas tiveram impacto positivo e de fato chamaram a atenção. Tudo isso colabora com os planos do Governo do Estado de captar e atrair cada vez mais turistas para o Paraná”, afirmou o secretário do Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos.

O navio de cruzeiro Scenic Eclipse tem 168 metros de comprimento, 22 metros de largura e 114 cabines com varanda. A embarcação também conta com academia de ginástica, salão de beleza, spa, sala de yoga, dez restaurantes, oito bares e vários lounges.

Cruzeiros no Paraná

O Porto de Paranaguá já recebeu duas temporadas de navios de cruzeiro, que trouxeram para o litoral mais de 58 mil pessoas. Em fevereiro deste ano, Paranaguá recebeu outro cruzeiro, o Vasco da Gama, vindo da Europa, que promoveu o desembarque de passageiros para passeios.

“O Estado tem se preparado cada vez mais para as operações de navios de cruzeiro no litoral, pois percebe o retorno positivo na economia, no turismo e no bem-estar da população. Em breve, estaremos no Seatrade , um dos maiores eventos de operadoras de cruzeiros do mundo, nos Estados Unidos, para apresentar o Paraná”, afirmou o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes.

Outra iniciativa voltada à expansão do turismo de cruzeiros está sendo conduzida pela Portos do Paraná. Em março, a equipe de engenheiros da Autoridade Portuária esteve no Tanque de Provas Numérico da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo para simular a atracação de navios de cruzeiro no berço 219. Os dados obtidos serão incluídos no projeto de implantação do berço preferencial para atracação de cruzeiros no Porto de Paranaguá.

Com informações da AEN

Nossos Programas

Você não pode copiar conteúdo desta página