Portos do Paraná e UFPR vão instalar sistema de esgoto em casas da Ilha de Eufrasina

A Portos do Paraná e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) firmaram um acordo para a instalação de sistema de esgoto em 60 casas na Ilha de Eufrasina, representando 100% das residências de moradores na comunidade. Os detalhes do projeto foram apresentados nesta semana. Os objetivos do projeto são melhorar a qualidade de vida dos […]

A Portos do Paraná e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) firmaram um acordo para a instalação de sistema de esgoto em 60 casas na Ilha de Eufrasina, representando 100% das residências de moradores na comunidade. Os detalhes do projeto foram apresentados nesta semana.

Os objetivos do projeto são melhorar a qualidade de vida dos moradores e preservar a baía de Paranaguá. Com duração de três anos, os sistemas rudimentares de tratamento de esgoto serão substituídos por sistemas ecológicos e de baixo custo. Além disso, serão aplicadas oficinas de produção de produtos de limpeza ecológicos com os moradores e monitoramento da balneabilidade das águas.

Desde 2022, as duas instituições atuam em projetos pontuais nas ilhas. Esta é a primeira vez que ocorrerá uma parceria direta entre os envolvidos para atender a todos os moradores. Os 100 imóveis de veranistas também serão contemplados com apoio técnico e licenciamento ambiental das casas, mas os proprietários é quem custearão os materiais e a mão de obra.

Nossos Programas