A empresa pública participou da 7ª edição do evento realizado pela Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (ANTAQ), ocorrido em Brasília na última terça-feira (26). O projeto Comunidades Sustentáveis garantiu à Portos do Paraná o terceiro lugar na categoria “Iniciativas Inovadoras em Emergência Climática em ESG”.
Iniciado na Ilha de Eufrasina, em Paranaguá, o projeto promove a substituição de estruturas rudimentares de tratamento de esgoto por soluções de baixo custo e sustentáveis. Dez residências receberam o sistema em caráter experimental e foram monitoradas por seis meses. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Portos do Paraná e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). A comunidade foi escolhida devido às características do terreno, predominantemente rochoso e inclinado.
O diretor de Meio Ambiente, João Paulo Santana, e o secretário-geral, Felipe Gama, receberam o prêmio. “É muito importante para nós, pois é um prêmio de inovação que reconhece nosso trabalho em prol das comunidades litorâneas com o uso de soluções baseadas na natureza, ou seja, sem o uso de tecnologia para isso”, ressaltou Santana.
O professor da UFPR e coordenador do projeto, Fernando Augusto Silveira Armani, também esteve presente na premiação. “O objetivo é beneficiar comunidades que carecem de infraestrutura urbana coletiva, além de fortalecer o ensino na universidade, permitindo que os alunos apliquem na prática o conhecimento adquirido em sala de aula”, explicou.
Com informações da AEN.