×

Chuvas de dezembro influenciam na balneabilidade no Litoral

O segundo boletim de balneabilidade da temporada de verão 2024/2025 apresentou 15 pontos impróprios para banho em Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos e em Antonina. Conforme o relatório, o índice de água própria para banho saiu de 92 para 71%. Agora, 47 dos 66 pontos analisados estão aptos para o banho de mar. Ao todo, […]
Verão Maior Paraná – imagens das praias do Paraná – corpo de bombeiros – Ferry Boat Matinhos/Guaratuba – praia Caieiras – praia Brava de Guaratuba – Policia militar patrulhando na praia – helicoptero dos bombeiros – salva vidas – banhista deficiente na areia

O segundo boletim de balneabilidade da temporada de verão 2024/2025 apresentou 15 pontos impróprios para banho em Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos e em Antonina. Conforme o relatório, o índice de água própria para banho saiu de 92 para 71%. Agora, 47 dos 66 pontos analisados estão aptos para o banho de mar.

Ao todo, 15 pontos impróprios para banho foram identificados, na Ilha do Mel, na Praia de Encantadas, nos balneários Shangri-lá, Olho D’água e Ipanema, em Pontal do Paraná, Solymar, Flórida, Rivieira, Flamingo em Matinhos e na Ponta da Pita em Antonina.

O impacto direto na queda dos pontos próprios para banho tem uma razão, as chuvas de dezembro. Segundo o Simepar, em 26 dias a chuva acumulada em Guaratuba foi de 421,4 mm, Matinhos 397 mm, Paranaguá 313,2 mm.

“É um cenário causado pelas chuvas, em decorrência especialmente de ligações clandestinas, que não estão corretamente ligadas à rede de esgoto. Isso faz com que o esgoto que não é tratado, vindo dos rios, chegue ao mar, trazido justamente pelas águas das chuvas”, explica a chefe da Divisão de Monitoramento do IAT, Christine da Fonseca Xavier.

Nossos Programas

Você não pode copiar conteúdo desta página