×

Doadores com sangue tipo O- e O+ são convocados no Paraná

População pode agendar a doação na unidade do Hemepar mais próxima, por meio do site da secretaria de saúde do Estado.
Foto Gilson Abreu/AEN

Com os estoques em níveis críticos em todo o estado, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) convoca, com urgência, doadores de sangue, principalmente dos tipos O positivo (O+) e O negativo (O-), a comparecerem nas unidades de coleta.

As doações irão beneficiar as 23 unidades da hemorrede paranaense e garantir o fornecimento de hemocomponentes para mais de 380 hospitais em todo o Paraná. O sangue coletado é essencial para o atendimento de pacientes em situações de urgência e emergência, cirurgias, tratamentos oncológicos e outros procedimentos que dependem de transfusões.

Anualmente, o Hemepar registra queda nas doações durante o período de festas, quando muitas pessoas entram em férias ou viajam. Ainda assim, é possível agendar a doação na unidade do Hemepar mais próxima da residência do doador. O agendamento pode ser feito de forma online, clicando aqui.

Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade precisam de autorização e da presença do responsável legal. Homens podem doar a cada dois meses, com limite de quatro doações por ano. Já as mulheres podem doar a cada três meses, totalizando até três doações anuais.

O doador deve pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado, além de apresentar um documento oficial com foto no momento da doação.

Nossos Programas

Você não pode copiar conteúdo desta página