Como apontavam as últimas pesquisas realizadas pelos institutos de opinião em Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD) foi eleito prefeito da capital paranaense neste domingo (27), no 2º turno, com 531.029 votos, o que significa 57,64% dos votos válidos. A adversária de Pimentel, Cristina Graeml (PMB) fez pouco mais de 390 mil votos.
O resultado foi confirmado pelo TSE às 18h10, quando 92% das urnas já haviam sido apuradas.
Quem é Eduardo Pimentel?
O novo prefeito de Curitiba é formado em Administração de Empresas, com especializações em Cidades Inteligentes e em Agronegócio, tem 40 anos, é casado e tem três filhos. Atual vice-prefeito da capital, ele já ocupou outros cargos públicos como secretário de Cidades do Governo do Paraná, por exemplo. Ele é neto do ex-governador do estado, Paulo Pimentel.
Dia de votações no Paraná
Além de Curitiba, as cidades de Londrina e Ponta Grossa também tiveram 2º turno.
Em Londrina, Tiago Amaral (PSD) foi eleito com 56,32% dos votos válidos. Em Ponta Grossa, a vencedora foi a atual prefeita da cidade, Elizabeth Schmidt (União) que alcançou a reeleição com 53,72% dos votos válidos.
Conforme publicado pela Agência Estadual de Notícias, o dia do voto foi tranquilo, sendo registradas sete ocorrências de crime eleitoral. De acordo com boletim da Secretaria de Estado da Segurança Pública, foram cinco apreensões de material irregular, sendo três em Curitiba e duas em Londrina; uma de propaganda irregular (Curitiba); e uma de transporte irregular de eleitores (Curitiba). Houve, também, um furto registrado em uma escola (Curitiba).