O Litoral do Paraná recebe a partir desta quinta-feira (1º) etapas de dois eventos esportivos nacionais: o Campeonato Brasileiro de Surf de Base e a Taça Brasil 5000, que terá as atletas paranaenses Nathalie Martins, Luara Mandelli, Clara Chaves e Jessica Bianca como destaques. As competições, que seguem até 8 de agosto, acontecem no Pico de Matinhos e encerram a programação do Festival de Inverno dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs), promovidos pelo Governo do Estado, levando mais de 5 mil pessoas aos municípios litorâneos para competir ou acompanhar mais de 40 modalidades.
Tanto o Campeonato Brasileiro como a Taça Brasil são organizados pela Confederação Brasileira Surf (CBSurf), com apoio da Federação Paranaense da modalidade e do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (SEES).
O diretor de Inovação da SEES, Tiago Campos, explica que equipes de 16 estados estarão no Pico de Matinhos, o berço do Surf do Paraná. “É a hora de mostrar que o Paraná tem onda, já provamos no Campeonato Brasileiro de Bodyboarding em Ipanema. Agora vamos provar aqui no Pico de Matinhos que o Paraná, além de ter onda, recebe muito bem os atletas e utiliza o esporte como indutor do turismo, gerador de emprego, renda e desenvolvimento econômico”, afirma.
Renato Trogue, presidente da Federação Paranaense de Surf, diz que trazer esses eventos para o Paraná era um grande sonho dos atletas e técnicos desta modalidade. “Os Jogos de Aventura e Natureza abrem essa oportunidade. O governo estadual nos ajuda sempre a tornar realidade esses projetos”.
Competições
A primeira competição é a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Surf de Base (sub-18), que começa nesta quinta e segue até domingo (04). Fred Leite, da CBSurf, destaca o cenário do evento. “Está legal para caramba. Tem onda e a molecada já está em atividade”, disse. O torneio poderá ser acompanhado ao vivo pelo canal CBSurfPlay, no youtube, e pelo site cbsurf.org.br.
A partir de segunda-feira (5) é a vez da 3ª etapa da Taça Brasil 5000, que é também a quinta etapa do Circuito de Acesso ao Dream Tour 2024. A competição poderá ser acompanhada AQUI.
O formato incluirá oito baterias (de 20 minutos cada) e quatro competidores. Serão 160 atletas disputando um prêmio total de R$ 100 mil, com as próximas etapas marcadas para Cabedelo (Paraíba) e Torres (Rio Grande do Sul).
Com informações da AEN