Entre janeiro e agosto de 2024, os portos paranaenses registraram um expressivo crescimento de 35% na movimentação de cargas gerais, totalizando 12.034.983 toneladas, em comparação com as 8.893.948 toneladas no mesmo período de 2023. A categoria de cargas gerais engloba mercadorias transportadas soltas ou unitizadas, com diferentes dimensões e formatos que não segue o padrão a granel.
“Este desempenho reflete a efetividade das melhorias implementadas pela Portos do Paraná e pelas empresas arrendatárias, tanto em infraestrutura quanto em eficiência logística, destacando a capacidade dos portos paranaenses de se adaptarem às demandas crescentes do comércio internacional”, afirmou diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
O aumento significativo é impulsionado, em grande parte, pelas exportações e importações de contêineres. Em 2024, os portos do Paraná movimentaram 6.161.274 toneladas em contêineres para exportação e 4.751.847 toneladas para importação. O açúcar em sacas também registrou uma movimentação robusta na exportação, com 589.951 toneladas movimentadas.
No âmbito das importações, os veículos estão em segundo lugar de volume, com um total de 42.240 toneladas movimentadas. “O Paraná tem uma localização estratégica privilegiada, além de contar com trabalhadores portuários altamente qualificados, o que reflete em operações eficientes e seguras”, ressaltou o diretor de Operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira.
Modernização e Infraestrutura
O expressivo crescimento de 35% na movimentação de cargas gerais está atrelado a investimentos estratégicos em modernização, ampliação de capacidade e eficiência operacional dos portos paranaenses, o que reforça a competitividade da empresa pública no cenário logístico nacional e internacional. A integração de soluções tecnológicas e logísticas mais ágeis também contribuiu para o aumento da capacidade de movimentação de cargas, proporcionando maior eficiência no embarque e desembarque.
Nos últimos anos, os portos do Paraná têm se destacado como hubs de excelência no transporte de cargas. A agilidade e segurança no manuseio desses produtos são diferenciais competitivos que posicionam o Paraná como um importante player no cenário portuário brasileiro.
“A sinergia entre os avanços logísticos e a qualificação dos trabalhadores portuários resulta em operações de alta performance, com padrões internacionais de segurança e eficiência”, disse Vieira.
Com informações da Portos do Paraná