A construção da Ponte de Guaratuba atingiu a marca de 32% de execução, de acordo com o relatório de obras do mês de novembro.
Segundo a engenheira do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), Larissa Vieira, o mês de novembro registrou marcos fundamentais para o avanço das obras da Ponte de Guaratuba.
“O mês de novembro representou grandes avanços estruturais para a execução das obras da ponte. Chegamos ao fim do ano com os trabalhos dentro do prazo planejado em cronograma, mantendo a eficiência, segurança e o rigor de qualidade em todas as atividades realizadas”, destacou a engenheira. “Tudo isso é para entregar à população do Paraná uma das maiores obras já executadas pelo Estado e tão aguardada no Litoral”.
Nesse período, os trabalhos de infraestrutura focaram a execução das estacas do trecho pré-moldado e estaiado, envolvendo atividades de cravação, escavação e concretagem, além da fabricação das vigas longarinas pré-moldadas e execução das travessas do trecho pré-moldado. Nessa etapa também foi iniciado o lançamento das vigas longarinas e a concretagem dos blocos do trecho estaiado.
Para o mês de dezembro, a expectativa é que as obras avancem de forma significativa, como vem ocorrendo ao longo do ano.
“Até o final de dezembro, prevemos avanços significativos nas fundações marítimas do trecho pré-moldado, com a execução de apoios estratégicos que darão sustentação à estrutura principal e no lançamento das vigas pré-moldadas, que marcará a progressão do tabuleiro da ponte. Essas etapas são fundamentais para consolidar a base estrutural da obra, garantindo o cumprimento do cronograma e permitindo a continuidade das atividades em 2025 com foco na qualidade técnica e segurança”, destaca Rodrigo Marques, gerente de Produção do Consórcio Nova Ponte.
A Ponte de Guaratuba terá 1.244 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades.
O investimento do Governo do Paraná é de R$386,9 milhões para a construção da estrutura, com previsão de entrega para abril de 2026.
Fonte: AEN.