Na manhã desta quinta-feira (25), por volta das 7h30, o Corpo de Bombeiros foi acionado para socorrer três homens que se afogavam na Praia Central de Guaratuba. Uma das vítimas, em estado mais grave, precisou ser entubada e encaminhada de helicóptero para atendimento hospitalar.
Os três homens, de nacionalidade venezuelana, estavam na região para passar o dia. A vítima de 56 anos apresentava grau 3 de afogamento, considerado moderado; ele foi entubado e transportado pelo helicóptero Arcanjo 1 para atendimento hospitalar. As outras duas vítimas, de 17 e 39 anos, apresentavam afogamento leve e foram encaminhadas ao pronto-socorro para avaliação médica.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, há um perfil comum entre as vítimas de afogamento: geralmente são homens, adolescentes ou jovens adultos, que estão em grupo e visitam a região por poucos dias. Na maioria dos casos, os acidentes ocorrem no primeiro ou segundo dia de permanência na praia.
A orientação é que turistas e veranistas utilizem apenas locais protegidos por guarda-vidas para banho de mar ou rio, sempre durante o horário de funcionamento dos postos, das 8h às 19h. Ao todo, são 110 postos distribuídos ao longo do litoral do estado, nos municípios de Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba, Morretes, Antonina e Paranaguá, além da Ilha do Mel.


Foto: BPMOA 






