Arena Albertina Salmon volta a atender casos suspeitos de Covid-19, 24 horas, em Paranaguá

Desde o início da pandemia, diversas medidas de prevenção contra a Covid-19 foram tomadas. Em paralelo, alterações no funcionamento dos locais de atendimento de saúde também precisaram ser feitas.

Prefeitura de Paranaguá: Local é voltado ao atendimento exclusivo de casos suspeitos e confirmados de Covid-19

Acompanhando o cenário nacional e estadual, Paranaguá tem ampliado as ofertas de ambientes para atendimento de casos suspeitos e confirmados para Covid-19. Além do Hospital de Campanha que atende pacientes com sintomas mais agravados, a Arena Albertina Salmon voltará a ter funcionamento 24 horas, a partir de segunda-feira, 5, inclusive nos fins de semana e feriados.

Neste momento delicado da pandemia, haverá a necessidade temporária de remanejar profissionais que atuam nas duas unidades de saúde no horário estendido em Alexandra e Vila Garcia. Durante o dia, as unidades continuarão com seu funcionamento normal.

No período noturno, em casos de urgência ou emergência, o Samu deve ser acionado pelo número 192. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) regulará o paciente para o estabelecimento adequado UPA, Hospital Regional do Litoral ou Hospital de Campanha conforme o quadro clínico.

“Temos vivido um período atípico, lutando contra esse vírus que tem causado tantas mortes em todo o mundo. Esta situação atual requer uma atenção especial da Saúde para evitarmos agravamentos e óbitos por consequência dessa doença”, reforça a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

A baixa de funcionários em decorrência da doença é uma realidade geral no país e Paranaguá também tem sentido essa consequência da Covid-19. Há uma dificuldade de contratação desses profissionais no Brasil e em todo o Paraná. “Estamos nos adaptando e buscando o melhor atendimento aos cidadãos neste momento delicado da pandemia. Precisamos da colaboração de todos na prevenção, mantendo o distanciamento social, utilizando máscaras e reforçando a higienização em especial das mãos”, enfatiza a secretária.

Para atendimento de urgência e emergência pelo município, os cidadãos contam com unidade de saúde 24h na Ilha dos Valadares e com a UPA. Para casos de Covid-19, o Hospital de Campanha e a Arena Albertina Salmon estão à disposição dos munícipes. Para situações sem agravo clínico, acompanhamento médico, consultas, pré-natal, entre outros serviços, as unidades básicas de saúde estão atendendo conforme seus cronogramas já definidos. A UPA deve ser procurada apenas em casos de urgência ou emergência preferencialmente com regulação do SAMU que pode ser acionado pelo número 192.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.