Destaque
Covid no Paraná: “Se você não está vacinado, não desça ao litoral”, diz secretário Beto Preto

Mesmo com a redução no número de casos e mortes por Covid-19 no estado do Paraná, os cuidados e medidas de prevenção devem continuar. Este foi o discurso do secretário estadual da Saúde, Beto Preto, durante entrevista ao jornalista Rafael Paes, no programa Voz do Litoral desta quarta-feira (13).

O primeiro tema discutido durante a entrevista foi a vacinação em todo o estado. Segundo dados divulgados recentemente pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA), no Paraná já são 67% de pessoas adultas imunizadas com duas doses ou dose única. Beto Preto atribui o sucesso da vacinação aos profissionais da saúde e falou da importância da vacinação.

O coronavírus não tem tratamento. A saída é prevenir com a dose de vacina. Nós já tivemos muitas perdas humanas ao longo do tempo. A vacina salva. A vacina é decisiva neste momento.

Os órgãos de segurança e de saúde esperam um movimento acima do normal no litoral do estado durante a temporada de verão, partindo por parte do governo estadual, que neste ano promoverá shows gratuitos e festividades de Réveillon.

O secretário estadual da Saúde disse que o governador Carlos Massa Ratinho Júnior se reúne frequentemente com os órgãos de saúde para decidir o melhor modelo de temporada de verão no litoral.

A estimativa, também, é que até o mês de dezembro, o estado do Paraná chegue a mais de 80% da população adulta vacinada com duas doses, o que propiciará mais tranquilidade para a retomada de grandes eventos.

Nós estamos trabalhando para cada vez mais ter condições de abrir, flexibilizar. Não vejo que nós vamos chegar sem a máscara no final do ano, a máscara continuará sendo um instrumento importante para mais uns seis meses. É possível que nós possamos realizar shows com um público menor, com um pouco de afastamento dentro da possibilidade. No que for possível nós estamos trabalhando junto com as outras secretarias para propiciar o melhor do verão.

Segundo o secretário, sua vinda ao litoral foi, também, para buscar informações no intuito de fortalecer a estrutura já existente no hospital de referência na região, o Hospital Regional do Litoral, que sempre recebe mais pacientes durante a temporada.

Para o secretário o mais importante neste momento é que haja uma conscientização por parte dos veranistas.

Nós temos uma postura de conscientização. O final do ano é um momento de recreação, lazer, entretenimento, encontro e nós queremos muito mais a conscientização do que a fiscalização efetiva. Nós passamos por vários finais de semanas e feriados com bloqueio nas estradas e municípios fazendo a sua parte. Nós todos queremos voltar a ter os encontros mas tudo isso tudo tem que ser com bastante responsabilidade de todos.

Secretário estadual da Saúde, Beto Preto durante entrevista. Foto: Ronaldo Damasceno

Como um grande defensor da vacinação em massa, o secretário pediu para as pessoas que optaram em não receber a imunização não desçam ao litoral do estado durante as festas de final de ano.

A vacina é o nosso foco. Quem ainda precisa tomar a segunda dose que procure o seu local de vacinação e quem optou em não tomar, eu peço que mude de atitude e procure a vacinação.

O governador em exercício Darci Piana e o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, estão na cidade de Paranaguá para entregar veículos da Estratégia da Saúde da Família aos municípios da 1ª Regional de Saúde de Paranaguá, além de computadores para renovação e modernização do parque tecnológico da Sesa.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.