Guaratuba interdita praias e anuncia lockdown para a próxima semana

Imagens: Prefeitura de Guaratuba

O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus (DEM), decidiu interditar as praias, rios e a baía do município já neste fim de semana, como medida de enfrentamento à pandemia do coronavírus. 

A partir da próxima semana, o município irá adotar também o lockdown, que é o fechamento de comércios e serviços não essenciais. 

O decreto 23.784 foi publicado neste sábado (13), após uma reunião entre os prefeitos do litoral, e entra em vigor imediatamente.

Veja o que muda:

– Está proibido o acesso e permanência em parques, praças, jardins, complexos esportivos, calçadões e outros espaços públicos, com exceção de funcionários de limpeza, manutenção e obras públicas, no exercício de suas atividades.

– Está proibido o acesso, trânsito e permanência em todas as praias, faixas de areia, calçadões, baía e rios do município para qualquer finalidade, incluindo práticas esportivas, surf, jet ski, mergulho e pesca esportiva. Trabalhadores que vivem da pesca ou outros profissionais de atividades essenciais relativas ao mar podem continuar exercendo suas atividades desde que sejam comprovadas.

– As licenças de ambulantes, comerciantes, quiosques da praia, ou atividades similares que se desenvolvam nas praias estão suspensas, com exceção de funcionários de limpeza, manutenção e obras públicas, no exercício de suas atividades.

Motivos do decreto

A prefeitura de Guaratuba destacou o número elevado de casos e óbitos pela COVID-19 na cidade e a falta de leitos para tratamento da doença como causas para a adoção da medida. Além disso, o lockdown adotado em Curitiba está entre os motivos para a implantação das novas normas na cidade litorânea. 

Nesta sexta-feira (12), 50 novos casos de COVID-19 foram confirmados em Guaratuba. Desde o início da pandemia, 3.294 pessoas foram infectadas, 84 morreram e 2.463 se recuperaram. Em todo o litoral, são 443 óbitos provocados por complicações da doença. 

Mesmo diante do alto número de casos, na manhã deste sábado, a prefeitura flagrou estabelecimentos comerciais descumprindo o decreto restritivo. Os locais foram multados e interditados. 

VEJA O VÍDEO DO PREFEITO ROBERTO JUSTUS: 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.