Cultura e Turismo
Padroeira do Paraná, Nossa Senhora do Rocio, recebe novo manto em missa solene que abre a festa de 2021

Na noite deste domingo (31), dezenas de devotos de Nossa Senhora do Rocio estiveram reunidos no Santuário Estadual  para acompanhar a troca do manto da Padroeira do Paraná. A tradicional missa solene marca o início da festa da Santa, celebrada no dia 15 de novembro, que está na 208º edição.

“Esse momento significa que todos os devotos e devotas, filhos e filhas de Nossa Senhora se apresentam à ela, oferecendo um novo manto, uma nova vestimenta para que Ela possa estar adornada belamente para que a gente possa celebrar a festa desse ano. O manto representa as intenções dos devotos de fazer com que Nossa Senhora seja cada vez mais conhecida, amada e respeitada. É um momento de bastante carinho com essa imagem que há quase 400 anos vem intercedendo pelo povo do Brasil inteiro”, disse o Reitor do Santuário, Padre Dirson Gonçalves.

Troca do manto da Padroeira do Paraná aconteceu na noite deste domingo (30). Imagem: TVCI

Com muita emoção, os fiéis demonstraram toda a devoção e amor pela Padroeira do Paraná. “Foi um momento maravilhoso, emocionante. Sou devota de Nossa Senhora do Rocio desde sempre. Me batizei aqui. Ela representa toda população paranaense e para nosso orgulho e honra, Ela está aqui em Paranaguá”, contou dona Tatiana, participante da celebração.

Manto

O Manto simboliza proteção, amparo e amor. Os bordados em dourado que adornam o manto, simbolizam a realeza e lembram que Nossa Senhora do Rocio é Rainha do céu e da terra.  A peça é composta por uma concha utilizada em iconografias sobre a anunciação de Nossa Senhora, remete à água, que por sua vez é matéria da purificação, da vida nova e da regeneração pelo batismo.

Cinco relicários integram a vestimenta da Padroeira e homenageiam os dois papas vivos; Papa Bento XVI e o Papa Francisco.  Além de Dom Edmar Peron, que representa a Diocese de Paranaguá, Padre Dirson Gonçalves, reitor do Santuário Estadual e o Papa São Paulo VI, que proclamou Nossa Senhora do Rocio como Padroeira do Estado do Paraná. O monograma do Santíssimo nome da Virgem Maria, juntos de uma coroa de doze estrelas, representam os apóstolos.

Para finalizar, um broche, que é um crucifixo estilizado, homenageia todas as vítimas da Covid-19.

A parte frontal da peça homenageia os dois Papas vivos, o Bispo da Diocese de Paranaguá, e o reitor do Santuário do Rocio. Imagem: TVCI
Homenagem ao Papa São Paulo VI, que proclamou Nossa Senhora do Rocio como Padroeira do Estado do Paraná.

A peça foi bordada em cetim italiano, fios de linha de ouro vidrilhos, miçangas, pérolas, strass e pedras semi-preciosas. A arte e bordado é de Fabio Ítalo, com a participação de André Phillipe Ralph e João Renato Bonaldi.

Durante a missa, o Reitor do Santuário Estadual inaugurou um novo espaço onde estão amostra todos os antigos mantos da Padroeira do Paraná. A noite foi finalizada com uma live, onde a banda da igreja se apresentou.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.