Cultura e Turismo
Parabéns Matinhos, pelos 54 anos!

Neste sábado (12) Matinhos completa mais um ano de existência, nesses 54 anos da emancipação da cidade namoradinha do Paraná, além das belezas naturais, muitas outras foram construídas ao redor do município.

No início a cidade foi colonizada por portugueses e italianos, formando colônias agrícolas. Hoje, no último dado divulgado pelo IBGE em 2020, estima-se 35.219 habitantes. Matinhos é formada por 15 balneários e um conjunto de belezas exuberantes, com praias, que fora da pandemia, costuma atrair um número alto de turistas na temporada, com destaque ao balneário de Caiobá, que costuma ser o mais frequentado.

Matinhos é repleto de opções turísticas e conta com uma comunidade de pescadores com mais de 650 pessoas, que dependem direta ou indiretamente da pesca.

O Presidente da Associação dos Pescadores de Matinhos conta que a pesca é uma tradição na cidade e de extrema importância para todos. “A vila de pescadores foi a primeira a ser fundada aqui em Matinhos. A minha família foi formando Matinhos. A cidade tem 54 anos, mas a vila tem mais de 100 anos, a família Ramos e Silva foram as que deram início a tudo isso”, afirma Lopes Fabiano Ramos “Sapo”, pescador e Presidente da APM.

Além da pesca, muitas famílias se dedicam ao turismo local e o que não falta em Matinhos, é opção de lugares para visitar.

O Parque Estadual Rio Onça é uma das opções de lazer, a Unidade de Conservação criada em 1981, é um dos últimos remanescentes da Mata Atlântica do País. Além disso, possui grandes belezas naturais, como trilhas, pontes elevadas e o mirante.

Foto: Tvci

Outra riqueza que o município tem, é a Ilha das Tartarugas, também conhecida como Ilha do Farol, a qual é possível acesso apenas quando a maré está baixa. Para chegar até lá, é necessário caminhar pelas pedras. Há trilhas que levam ponta a ponta da ilha, proporcionando vistas incríveis.

Foto: Viaje Paraná

E para quem quer relaxar e aproveitar o som das ondas, Matinhos também oferece uma paisagem bem pertinho do mar. O Pico de Matinhos ou Pico dos Surfistas, conta com um mirante com estrutura de madeira na Ponte de Pedras e fica na Praia Central. Devido às formações de ondas, o local também é frequentado por surfistas.

Foto: Sanderson Trevisan

Matinhos inicia os seus 54 anos com muita história boa na bagagem e claro, muitas belezas naturais que só melhoram com o tempo. Mas é importante lembrar que no momento só podemos desejar feliz aniversário de longe, por conta da pandemia, é necessário que seja respeitado o distanciamento social e também o Decreto Estadual  em vigor.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.