População continua sem ônibus intermunicipal que liga Guaraqueçaba à Antonina

Há dois meses a empresa que realizava o translado entre as cidades de Guaraqueçaba para Antonina, informou a desistência da continuidade do contrato com o Governo do Estado e até o momento os moradores que necessitam deste deslocamento estão sem uma empresa prestadora deste serviço. A Viação Graciosa, que detinha o direito de prestação de […]
DER/PR lança editais de conservação e recuperação para Guaraqueçaba e Morretes – Curitiba, 01/04/2022

Há dois meses a empresa que realizava o translado entre as cidades de Guaraqueçaba para Antonina, informou a desistência da continuidade do contrato com o Governo do Estado e até o momento os moradores que necessitam deste deslocamento estão sem uma empresa prestadora deste serviço. A Viação Graciosa, que detinha o direito de prestação de serviço entre os municípios, alegou insuficiência de passageiros para custear o operacional do transporte, informou o DER em nota. 

‘’O fator de ocupação da linha estava em 11%, sendo o mínimo necessário para garantir operacionalidade de 50%. Destacamos ainda que a maioria dos passageiros utiliza a linha para se deslocar dentro do território de Guaraqueçaba, ou seja, ela não é utilizada como uma linha intermunicipal pela maior parte dos usuários, que pagam tarifa proporcional ao trajeto percorrido. Também apontamos grande presença de usuários idosos, isentos de tarifa’’,comentou o DER. 

Apesar da pouca adesão de pagantes nesta linha, também temos o problema das estradas que podem ser um fator para a desistência da empresa de manter seus ônibus nesta linha. Indagados sobre melhorias para as estradas que ligam os municípios, o DER informou que estão sendo destinados mais de R$10.216.219,90 milhões para essas estradas: 

‘’Sobre a PR-405, um contrato está sendo licitado, prevendo, pelo prazo de dois anos, serviços de regularização do leito da rodovia com motoniveladora (patrola), melhorias no subleito, cascalhamento, execução de bueiros tubulares de concreto, escavação de valas com escavadeira hidráulica ou retroescavadeira, escavação para saída de água, e outras soluções para garantir melhores condições de trafegabilidade para os usuários, e a drenagem de águas da chuva e de córregos. O investimento estimado é de R$ 6.510.237,76, e a abertura dos envelopes de preços das participantes está marcada para o dia 3 de maio’’. 

O DER também comentou sobre a PR-340:

‘’Quanto à PR-340, está sendo finalizada a licitação de serviços de conservação nas rodovias da Superintendência Regional Leste do DER/PR, que atende a RMC, litoral e região Sul do estado. Esta rodovia está contemplada no lote B, que prevê um investimento de R$ 3.705.982,11 para a execução rotineira de serviços como remendos profundos e remendos superficiais, selagem de trinca, fresagem, reperfilagem, microrrevestimento, melhorias no sistema de drenagem e na sinalização horizontal, pelo prazo de um ano. Este lote contempla 182,73 km, atendendo os municípios de Campina Grande do Sul, Antonina, Colombo, Curitiba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Pinhais, Piraquara, Pontal do Paraná, Quatro Barras e São José dos Pinhais.’’

O DER informou também que desde 14 de fevereiro está convocando empresas do setor para assumir a linha Antonina – Guaraqueçaba, onde até o momento não houve empresa interessada para prestação deste serviço nesta linha. O DER permanece buscando uma solução junto à prefeitura municipal, autoridades e representantes da região e do setor privado para atender a população local. 

Mesmo com falta de passageiros pagantes para manter a linha como informou o DER, os passageiros continuam sem como se locomover entre as cidades e o transtorno dos usuários se mantém. 

 

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