Sesa irá enviar testes rápidos e oxímetros para a 1ª Regional de Saúde
Com informações da Secretaria Estadual de Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (SESA) começou a enviar as Regionais de Saúde do Paraná, testes rápidos para detecção da Covid-19 e também 640 oxímetros, equipamento para medir oxigenação do sangue. Essa iniciativa irá auxiliar os municípios na detecção rápida da doença e também na orientação com pacientes diagnosticados com Covid-19.

O objetivo é fortalecer o rastreio, monitoramento e isolamento de contatos relacionados ao vírus. A estratégia foi pactuada com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) e pretende reduzir o número de novos casos da doença, possibilitando que contatos próximos de confirmados possam ser testados mesmo assintomáticos, e, nos casos positivados, o oxímetro auxiliará no monitoramento do paciente.

“Estamos enfrentamento um dos piores momentos da pandemia até agora e precisamos evitar a contaminação pelo vírus. Estes insumos irão ajudar as equipes de saúde municipais a realizarem o controle e monitoramento dos casos, evitando a disseminação da doença”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

O Estado é um dos que mais testa no País, segundo dados do Ministério da Saúde. Além dos quase 3 milhões de testes do tipo RT-PCR processados em laboratórios, diversas iniciativas municipais e de entidades públicas e privadas estão sendo desenvolvidas para analisar a circulação do vírus em assintomáticos, o que ajuda no isolamento.

Confira a distribuição dos oxímetros e testes rápidos por município:

Paranaguá: 25 oxímetros e 3.200 testes rápidos

Antonina: 15 oxímetros e 1.400 testes rápidos

Guaraqueçaba: 10 oxímetros e 500 testes rápidos

Guaratuba: 13 oxímetros e 500 testes rápidos

Matinhos: 13 oxímetros e 500 testes rápidos

Pontal do Paraná: 13 oxímetros e 500 testes rápidos

Morretes: 13 oxímetros e 500 testes rápidos

Imagem: Clevis Massolla/AEN

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.